Ciência de Dados: o que é e como atuar na área


Empresas que atuam no segmento financeiro, de varejo, agropecuária, governamental e tecnologia em geral são típicos exemplos de indústrias que realmente precisam de cientistas de dados. Como mostrado nas seções anteriores um cientista de dados pode atuar basicamente em qualquer segmento de negócios e setores da economia. Durante a formação, construímos vários projetos práticos para enriquecer o seu portfólio como profissional de dados. A formação aborda as principais ferramentas utilizadas em Ciência de Dados, incluindo https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ Pandas, Matplotlib, Statsmodels, Scikit-learn, e muito mais. Para profissionais que desejam ingressar ou se aprofundar nesta área, o caminho envolve um compromisso contínuo com o aprendizado e a adaptação às novas tecnologias e métodos emergentes. Imagino que em um futuro breve teremos muitos cientistas aplicados na explicabilidade e interpretabilidade de IAs, para entender porque escolheram os caminhos que levaram ao resultado final e como isso afeta os problemas que estamos solucionando com essas tecnologias.

A colaboração entre equipes de segurança e ciência de dados é essencial para o sucesso da segurança cibernética baseada em dados. Por fim, a inovação em tecnologias de armazenamento de energia é significativamente potencializada A importância dos cientistas de dados para o desenvolvimento dos negócios pela ciência de dados. A análise de grandes conjuntos de dados ajuda a melhorar o desempenho e a eficiência das soluções de armazenamento, como baterias, fundamentais para superar a intermitência das energias renováveis.

Matemática

Os conteúdos pilares dessa ciência são o método científico e a inteligência artificial (IA). Enquanto linguagens de programação, estatística e matemática são ferramentas essenciais. É exatamente a combinação desses conhecimentos que possibilitam prever padrões e usá-los de novas formas.

Além disso, há o desafio de evitar vieses nos dados, que podem levar a resultados discriminatórios. É a parte mais complexa de ser feita porque demora um tempo, junto com a limpeza dos dados e traz uma responsabilidade grande de entender qual é a situação problema e onde queremos chegar com o resultado, ou seja, conhecer totalmente o escopo que está sendo trabalhado. Nesse sentido, deixo aqui um vídeo da Websérie “Universo Data Science” na qual você pode aprender um pouco mais sobre o processo de Data Science. Ambos os acontecimentos colocaram a área de Ciência de Dados no radar do mundo, onde os olhos estavam voltados com medo e admiração para cada momento seguinte. Na última década, a Ciência de Dados se consolidou e se expandiu como uma disciplina distinta. Então você pode usar essas ferramentas para fazer outras coisas, se você tem o Pandas como a principal, provavelmente, biblioteca de Python, tem Numpy também, mas é mais numérico, mas o pandas é a principal biblioteca de uma dessas linguagens.

Saiba como usar os novos recursos de tecnologia para se relacionar…

Vinha estudando a teoria e prática de Estatística no livro do Triola e achei incrível como tudo o que eu vi lá estava contemplado aqui em Python. Gostaria de parabenizar o instrutor pela didática e a equipe Alura pela adequação do conteúdo. O curso de graduação em Ciência de Dados pode ser encontrado na PUC-SP, na FGV e na Unip.

ciencia de dados